Decidi fazer a bariátrica... EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS

Olá pessoal.. hoje eu vim falar dos exames pré-operatórios para a cirurgia bariátrica, no caso, os quais o meu médico me pediu. Como eu disse a vocês, no dia da cirurgia eu saí com toda a papelada necessária para encaminhar a minha cirurgia: todos os exames que eu deveria fazer para que meu plano de saúde autorizasse a minha cirurgia e para que eu pudesse ser operada. E lá fui eu... vejam a lista de exames que eu fiz:



  1. Parecer do endocrinologista
    Embora sejam raras, existem doenças que podem levar a obesidade cuja correção não é feita através das operações propostas acima. Alguns pacientes podem ter, por exemplo, um tumor na glândula supra-renal que leva a obesidade. Neste caso a operação proposta tem que ser a retirada do tumor para que o paciente fique curado da doença e também da obesidade. Assim um estudo das glândulas endócrinas tem que ser realizado antes da decisão cirúrgica.
  2. Parecer do psiquiatra
    Existem distúrbios psiquiátricos que podem contra-indicar a cirurgia bariátrica. Tomemos como exemplo um paciente que sofra de uma doença chamada compulsão alimentar que faz com que o paciente, mesmo sem fome, coma uma quantidade exagerada de alimentos. Certamente que este distúrbio tem que ser tratado antes da operação, uma vez que após a cirurgia não será possível a ingestão desta quantidade de alimentos.
    O conhecimento do perfil psicológico do paciente é fundamental para ajudá-lo durante a internação e no pós-operatório.
  3. Parecer do pneumologista (provas de função pulmonar)
    A pessoa com obesidade tem que fazer um esforço maior para respirar, um pulmão sem restrições é muito importante principalmente no pós-operatório imediato. Algumas pessoas têm que fazer exercícios respiratórios antes da operação. 
  4. Parecer do cardiologista (eletrocardiograma + ecocardiograma + risco cirúrgico)
    A necessidade do conhecimento do estado funcional do coração é evidente. Além disto o cardiologista calcula o risco da cirurgia proposta para aquele paciente.
  5. Rx de tórax - PA e Perfil
    Este exame é importante para se detectar alguma doença pulmonar e estudar o tamanho do coração.
  6. Ultrassonografia abdominal e pélvica
    A presença de pedras na vesícula é mais comum no paciente obeso, caso isto se confirme a retirada da vesícula deverá ser feita no momento da cirurgia para cura da obesidade. Outras anormalidades também podem ser reveladas por este exame.
  7. Endoscopia digestiva alta
    A maior parte das cirurgias propostas inclui a diminuição e até mesmo o isolamento de parte do estômago do trânsito alimentar. Qualquer anormalidade deve ser tratada antes da operação.
  8. Exames de sangue, urina e fezes
    Através destes exames nós poderemos detectar doenças como por exemplo diabetes, anemia, insuficiência renal, aumento de triglicerídios, colesterol etc...é fundamental para tratar antes da operação e para podermos comparar os benefícios da cirurgia bariatrica através de exames posteriores.
  9. Parecer da Nutricionista

No meu caso, fiz todos esses exames e todos eles deram normais, dentro das funções. A única coisa que tive de fazer foi a fisioterapia pulmonar, já que no pós operatório podem ocorrer alguns problemas, fiz algumas sessões para aprender a respirar e foi tudo tranquilo.
Pra você que pensa em operar, cabe saber de toda essa bateria de exames e pareceres... são importantes e necessários! São uma verdadeira maratona. No meu caso, eu levei cerca de 10 dias para ter tudo em mãos.... e muita coisa me esperava.... mas isso é assunto pro próximo post!

Um abraço!

4 comentários:

  1. De todos esses exames e consultas, só não precisei passar por pneumologista, nem fazer raio-x. Cada equipe e cirurgião tem um jeito, né. O meu não me prescreveu nem cinta, nem meia de compressão para o pós operatório, que eu vi muitos usarem depois da bariátrica. O que mais gosto do meu médico é que ele é bem objetivo, não faz enrolação. rs
    Ah, não sei se já te contei, mas tirei a vesícula com 4 meses de operada. Na ultrassom pré operatória, não deu pedras, mas na ultra que eu eu fiz com três meses de operada deu, aí ele me orientou a tirar. Foi uma cirurgia bem tranquila, minha recuperação foi boa, quase não tive dores, e ele aproveitou os furinhos da bariátrica pra tirar a vesícula, rs.

    Boa terça, amiga!
    beijos!

    http://www.euleitora.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fabi, que saudade de vc !! Vamos nos ajudar sim...vou ter que ler teus post anteriores e me atualizar. Um beijãoooo

    ResponderExcluir
  3. Nossa quanta coisa, ainda bem que deu tudo certo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bem legal teus relatos para aquelas que podem estar querendo fazer a cirurgia! Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela paradinha, comente e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...