- Parecer do endocrinologistaEmbora sejam raras, existem doenças que podem levar a obesidade cuja correção não é feita através das operações propostas acima. Alguns pacientes podem ter, por exemplo, um tumor na glândula supra-renal que leva a obesidade. Neste caso a operação proposta tem que ser a retirada do tumor para que o paciente fique curado da doença e também da obesidade. Assim um estudo das glândulas endócrinas tem que ser realizado antes da decisão cirúrgica.
- Parecer do psiquiatraExistem distúrbios psiquiátricos que podem contra-indicar a cirurgia bariátrica. Tomemos como exemplo um paciente que sofra de uma doença chamada compulsão alimentar que faz com que o paciente, mesmo sem fome, coma uma quantidade exagerada de alimentos. Certamente que este distúrbio tem que ser tratado antes da operação, uma vez que após a cirurgia não será possível a ingestão desta quantidade de alimentos.O conhecimento do perfil psicológico do paciente é fundamental para ajudá-lo durante a internação e no pós-operatório.
- Parecer do pneumologista (provas de função pulmonar)A pessoa com obesidade tem que fazer um esforço maior para respirar, um pulmão sem restrições é muito importante principalmente no pós-operatório imediato. Algumas pessoas têm que fazer exercícios respiratórios antes da operação.
- Parecer do cardiologista (eletrocardiograma + ecocardiograma + risco cirúrgico)A necessidade do conhecimento do estado funcional do coração é evidente. Além disto o cardiologista calcula o risco da cirurgia proposta para aquele paciente.
- Rx de tórax - PA e PerfilEste exame é importante para se detectar alguma doença pulmonar e estudar o tamanho do coração.
- Ultrassonografia abdominal e pélvicaA presença de pedras na vesícula é mais comum no paciente obeso, caso isto se confirme a retirada da vesícula deverá ser feita no momento da cirurgia para cura da obesidade. Outras anormalidades também podem ser reveladas por este exame.
- Endoscopia digestiva altaA maior parte das cirurgias propostas inclui a diminuição e até mesmo o isolamento de parte do estômago do trânsito alimentar. Qualquer anormalidade deve ser tratada antes da operação.
- Exames de sangue, urina e fezesAtravés destes exames nós poderemos detectar doenças como por exemplo diabetes, anemia, insuficiência renal, aumento de triglicerídios, colesterol etc...é fundamental para tratar antes da operação e para podermos comparar os benefícios da cirurgia bariatrica através de exames posteriores.
- Parecer da Nutricionista
No meu caso, fiz todos esses exames e todos eles deram normais, dentro das funções. A única coisa que tive de fazer foi a fisioterapia pulmonar, já que no pós operatório podem ocorrer alguns problemas, fiz algumas sessões para aprender a respirar e foi tudo tranquilo.
Pra você que pensa em operar, cabe saber de toda essa bateria de exames e pareceres... são importantes e necessários! São uma verdadeira maratona. No meu caso, eu levei cerca de 10 dias para ter tudo em mãos.... e muita coisa me esperava.... mas isso é assunto pro próximo post!
Um abraço!
De todos esses exames e consultas, só não precisei passar por pneumologista, nem fazer raio-x. Cada equipe e cirurgião tem um jeito, né. O meu não me prescreveu nem cinta, nem meia de compressão para o pós operatório, que eu vi muitos usarem depois da bariátrica. O que mais gosto do meu médico é que ele é bem objetivo, não faz enrolação. rs
ResponderExcluirAh, não sei se já te contei, mas tirei a vesícula com 4 meses de operada. Na ultrassom pré operatória, não deu pedras, mas na ultra que eu eu fiz com três meses de operada deu, aí ele me orientou a tirar. Foi uma cirurgia bem tranquila, minha recuperação foi boa, quase não tive dores, e ele aproveitou os furinhos da bariátrica pra tirar a vesícula, rs.
Boa terça, amiga!
beijos!
http://www.euleitora.com.br/
Fabi, que saudade de vc !! Vamos nos ajudar sim...vou ter que ler teus post anteriores e me atualizar. Um beijãoooo
ResponderExcluirNossa quanta coisa, ainda bem que deu tudo certo!!!
ResponderExcluirBeijos
Bem legal teus relatos para aquelas que podem estar querendo fazer a cirurgia! Beijinhos
ResponderExcluir