Como tudo começou....

Que tipo de pessoa você é?


Em um dia ocioso de setembro, lembro que entrei em uma loja de roupas e artigos femininos, situada no centro de Blumenau. Nos manequins, a moda que circulava nas ruas, coleção primavera/verão. Em busca de um presente de aniversário para uma grande amiga, fui surpreendida por uma vendedora ávida por comissões, e, enquanto olhava as araras, ela me pediu se podia me ajudar em alguma coisa. Imediatamente, concordei e agradeci pela ajuda oferecida. Falei então, que estava à procura de uma blusa mais social, porém, fui surpreendida com um ato infame da vendedora. Olhando para meu tipo físico (alta e bem gordinha) e sem me perguntar mais nada, ela lançou com fúria seu preconceito:

- Não temos roupas para o seu tamanho, pro seu tipo de pessoa!

Juro para você, caro leitor, que até tentei me defender, dizendo que a tal blusa não seria para mim, porém, as palavras amargas não saíram de minha boca, ficaram apenas latejando no meu pensamento, que a esta altura, já estava me matando.
Saí da loja arrasada, lembro que lágrimas de tristeza caíram como as gotas de chuva em frio dia de inverno. Naquele momento, tudo me pareceu sem cor.
Enquanto ia para casa, fiquei refletindo que tipo de pessoa eu era. Anos e anos de estudo não bastaram para que eu fosse valorizada. De que adiantava ter saúde em perfeito estado, se eu não entrava no manequim 36?
Até então, nunca tinha me incomodado com o fato de estar tão acima do peso, porém, a partir daquele dia eu mudei. Refleti muito sobre como os gordinhos são desvalorizados, pois geralmente, são as pessoas engraçadas do grupo de amigos, aqueles que sempre estão dispostos a fazer favores para os amigos, entretanto, são sempre os últimos a serem convidados para eventos sociais ou programas que exijam mais esforço físico. Os obesos, sempre têm de ter um ponto de compensação... Já que não vencem pela forma física, têm que vencer por outro aspecto: sendo inteligentes, muito amigos ou prestativos.
Hoje, depois de ler a respeito do assunto e ter procurado emagrecer, percebo que há muitos gordinhos que não são assim por opção, a maioria está na luta contra os ponteiros da balança, mas sempre acabam perdendo. Motivos biológicos, físicos e mentais são fatores determinantes no emagrecimento de uma pessoa. Como também estou nesta batalha, sofro tudo isso na minha pele, tatuada com marcas de minha luta.

Já perdi a neura de querer ficar igual à moça da revista, toda retocada com photoshop. Hoje, o que quero, é chegar à minha melhor forma física, tendo saúde e podendo usar as roupas que aquele manequim vestia. Hoje eu finalmente percebo que os tamanhos que tinham naquela loja não eram grandes o suficiente para minha inteligência.

( História verídica, texto preimado em 2º lugar em Concurso Literário) 

4 comentários:

  1. Eu já passei por isso tbm... acho que toda pessoa gorda já pegou uma vendedora infame na vida. Mas o bom é que com a atitude infeliz, você refletiu e desejou dar o primeiro passo, né? :)

    Boa sorte, sempre.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Muitas das vezes precisamos de desconhecido pra nos dar um toque. Isso é o que acontece com a maioria da pessoas que estão nessa luta.
    Te desejo sorte e muita determinação nessa caminhada, não é fácil, mas não é impossível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabi....então essa foi a sua maçã...Parabéns!! Beijão, Mel

    ResponderExcluir
  4. Já passei por isso, e sou traumatizada, não compro calça jeans quando estou usando maior que 46 (no caso, agora), da uma dor tão grande chegar em uma loja e não encontrar o que sirva ,eu sempre tentei usar o bom humor para o clima não pesar, chego na loja e ja vou dizendo "quero a maior calça jeans que vocês tem aí", em meio a sorrisos e a piada sobre eu mesma, mas por dentro estou chorando de tristeza, vergonha, sei lá.. eu realmente não acho bonito , mas não discrimino ninguém por isso, não deixo de conversar com a pessoa por causa disso, aparência não é tudo poxa, então eu gostaria que as pessoas fossem assim tb, claro que acho que a pessoa tem que tentar estar na sua melhor forma, mas na SUA melhor forma, não na dos outros, só temos que superar a nós mesmos.Eu particularmente desisti de ser magrela e usar 36, sei que não é pra mim, quero chegar ao numero 42, pq é onde acaba os problemas de roupa( e de preconceito), não somos discriminadas por ser gordinha e sim por sermos obesas, realmente temos que evitar, não é saudável , temos que nos cuidar, nos amar, mas sem neura...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela paradinha, comente e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...