DICA DA NUTRICIONISTA - AÇÚCARES

Para adoçar aquele cafezinho da tarde qual será o melhor açúcar?


Açúcar branco refinado: o tipo mais consumido pela população! É totalmente refinado e obtido principalmente da cana-de-açúcar. No processo de refinamento há remoção completa de todos os nutrientes contidos na cana, sendo assim, ele é rapidamente digerido, absorvido provocando um rápido aumento dos níveis de glicose e alta deposição de gordura nas células. 

Açúcar cristal: sofre um processo de refinamento mais leve, porém é mais difícil de dissolver em água.

Açúcar mascavo: não passa por processo de refinamento, é fonte de carboidrato, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas como A,D,E,C e do complexo B, conservando assim todos os nutrientes contidos na cana de açúcar. É um açúcar praticamente bruto, tem coloração escura, é úmido. 

Açúcar demerara: assim como o mascavo, conserva todos os nutrientes da cana de açúcar, porém tem menor poder de adoçar. 

Açúcar orgânico: não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção. Tem características semelhantes ao demerara, embora seu poder de doçura seja parecido com o refinado.

Mel: é natural e saudável do ponto de vista nutricional por conter mais nutrientes, mas também provoca as oscilações desagradáveis na glicose que o açúcar branco provoca, em excesso pode favorecer o ganho de peso.
Frutose: extraída das frutas. É mais doce do que a sacarose. As pessoas diabéticas devem utilizá-los com moderação.
Sorbitol: encontrado na natureza em frutas e alga marinhas. Apresenta poder adoçante 50% menor do que a sacarose. As pessoas com diabetes não podem utilizá-lo. É estável ao calor.
Esteviosídeo (stévia): o seu poder adoçante pode ser 300 vezes superior à sacarose. Não contêm calorias. Extraído da planta stevia rebaudiana, planta nativa da América do Sul. Uma vez que a stevia é uma planta ela contém outras propriedades que complementam o seu poder adoçante.
Adoçante aspartame: é o pior adoçante dietético e o que está mais relacionado a efeitos colaterais indesejáveis. Apesar de não ter calorias, contêm diversos aditivos químicos, alguns deles comprovadamente prejudiciais à saúde a longo prazo.
Sucralose: ela é 600 vezes mais doce do que a sacarose. É feita da sacarose, com a adição de moléculas de cloro. É utilizada em gelatinas e pudim em pó, sucos, compotas de frutas e adoçantes de mesa. Não apresenta calorias.
Ligh: é uma mistura de açúcar (sacarose) e adoçante (sucralose, ciclamato ou sacarina). Por causa dessa mistura, o light não apresenta o gosto residual que os adoçantes contêm, mas também não tem uma redução de calorias.
Açúcar de Coco: é uma novidade! O Açúcar de Coco é um dos adoçantes mais saudáveis e dos melhores substitutos do açúcar pelos benefícios que oferece.
O Açúcar de Coco, conhecido como o açúcar mais sustentável é extraído do fluido das flores da Palma de Coco. Estes cristais dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas.


Então qual é a recomendação quando falamos de adoçante?
Minha recomendação é procurar reduzir o consumo de açúcar e utilizar com equilíbrio os adoçantes naturais como o mel, mascavo, orgânico, demerara, frutose (açúcar das frutas), açúcar de coco e stevia (o edulcorante mais natural). E com relação à quantidade de consumo, deve-se sempre procurar usar o mínimo possível. O ideal é até 1 a 2x ao dia, no máximo e procurar não fazer todos os dias.


Beijos! Thaise Suélen Lange de Souza (Nutricionista CRN103885)

7 comentários:

  1. Muito esclarecedor o post.
    Eu tenho usado adoçante de sacarina, acho que não é o mais legal mas é barato e eu ainda não consegui investir em algo melhor, mas gostaria de experimentar o de sucralose.
    Para preparar receitas tenho usado o adoçante tal e qual, mas as vezes uso açúcar light.
    Qual você usa?
    Beijos linda
    http://emaagrecendodefinitivamente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu aboli o açucar da minha vida! Quando preciso adoçar algo uso a sucralose..

    ResponderExcluir
  3. Eu vou pelo açúcar mascavo, amo demais e adoça e é mais saudável que o branco, como eu odeio mel ne, hehehehhe, pq mel seria o melhor

    bjos lindaaaa

    ResponderExcluir
  4. Amiga adorei as dicas!!!
    Ainda mais agora depois da cirurgia!! a minha nutri ja tinha me falado!! e jaja ela volta com o assunto de novo!!!

    amore meu outro blog deu pani!
    se puder me seguir nesse ficarei feliz! beijos

    http://enfimvirandoumaborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ~Boas dicas, amiga, pois muita gente não conhece nem o demerara, não é mesmo ? Beijo, obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei o post, desde q cheguei meu peso saudavel eu só uso o açúcar orgânico demerara, ou somente o açúcar cristal orgânico, por causa da cor, a família não gosta de colocar o demerara no suco de limão. Sou contra qq adoçante...além de tudo o que há por aí, particularmente, em mim, causa retenção hidrica....além de achar que fica tudo amargo!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei conhecer um pouco mais sobre os tipos de açúcar!!
    No dia-a-dia uso adoçante a base de sucralose!
    Bjss

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela paradinha, comente e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...