E com vocês, a nutricionista!


É isso mesmo galera, a minha nutricionista aceitou ter uma coluna semanal aqui no PARADA GG, ói que chique!
Eu e ela conduziremos os assuntos da semana, sempre pensando nos assuntos que geram mais dúvidas e tals. Pessoal, pra iniciarmos esse trabalho, trago hoje um a apresentação da Thaise. Vamos dar as boas vindas à ela?



- Apresente-se!
 Meu nome é Thaise Suélen Lange de Souza, tenho 23 anos, sou nutricionista, me formei no primeiro semestre de 2012 e atualmente atuo nos municípios de Presidente Getúlio e Vitor Meireles.Realizo atendimento clínico individual e também faço atendimento Home Care. O atendimento Home Care envolve toda a família na reeducação alimentar. Atuo também 30 horas semanais na alimentação escolar, sendo responsável técnica das escolas do município de Vitor Meireles. Presto assessoria a uma Fábrica de Laticínios, sobre boas práticas de manipulação, controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos.Atualmente inicie a Pós-graduação em Gestão da Segurança de Alimentos, que tem foco em gastronomia e boas práticas de manipulação.  


- Thaise, por que você escolheu ser nutricionista?
 Decidi prestar vestibular em 3 locais diferentes, para 3 cursos diferentes, fiz para medicina (não passei), para farmácia (passei e meu pai ficou muito feliz) e nutrição (passei e meu pai disse que isso não dava dinheiro e foi totalemente contra). Eu sabia que não gostava de química e que farmácia não era o que eu queria e me joguei na nutrição, mesmo que contra a decisão de meu pai, eu pensava "se não gostar eu mudo de curso". Para a minha supresa eu gostei e muito! Eu não tinha idéia da importância da nutrição na prevenção e promoção da saúde, eu não tinha idéia de como pdoeria mudar a vida das pessoas e de como tem trabalho na área de nutrição. É uma prosissão nova, quem vem se detancando cada vez mais. E acreditem a nutrição fez uma grande mudança na vida do meu pai também e hoje ele é meu fã número 1, me apoia totalmente e me indica para várias pessoas e eu se fosse cursar a faculdade novamente faria nutrição outra vez, tudo de novo do mesmo jeitinho!

- Quais as maiores alegrias e as maiores dificuldades na tua profissão?
 
 
A alimentação não está relacionada somente com o peso, mas sim com a qualidade de vida. O ato de se alimentar envolve muito mais do que apenas se nutrir, reúne as pessoas, desperta emoções, trás alegria, felicidade. Para mim uma das maiores alegrias é poder melhorar a vida das pessoas com a alimentação, é ver que com a melhora dos hábitos, elas estão mais dispostas, com astral melhor.. é poder ouvir “obrigada, hoje tudo serve, eu tenho vontade de sair com os amigos, de rir novamente, minha dores não sinto mais...”
Ao sentar envolta de uma mesa, com a família, além do simples fato de jantar ou almoçar, a comida faz com que a conversa flua, o riso solta, sentimos bem estar. E eu mostro que podemos aliar sabor e nutrição, sem deixar esses momentos tão importantes de nossas vidas.
Porém, a maior dificuldade é mudar o pensamento das pessoas. Antes de mais nada, tenho que quebrar tradições, hábitos, rotinas de longo tempo. Preciso fazer com que a pessoa entenda por exemplo porque a nata com linguiça que ela comeu a vida inteira, tem afetado a vida dela e ainda por cima que podemos substituir por algo tão saboroso quanto e nutritivo. É difícil despertar nas pessoas a vontade de MUDAR!! A mudança mexe com o ser humano. 

 


- Qual a tua principal missão como nutricionista?
É mostrar justamente isso, que a nutrição é muito mais do que somente perder peso. Hoje é possível melhorar muitas doenças, sinais e sintomas. Acredito que toda nutricionista tem essa missão, de mostrar a importância da nutricionista em diferentes áreas. Todas as áreas sejam alimentação escolar, restaurante ou clínica no fim lutam por um objetivo em comum..SAÚDE. Sem a educação alimentar as crianças não terão bons hábitos alimentares na infância e se tornaram adultos doentes muito provavelmente, sem as boas práticas poderemos ter uma contaminação alimentar, sem o aporte nutricional de um doente não teremos uma melhora do estado de saúde.. e por aí vai..
 
- É fácil emagrecer? O que você tem a dizer pras leitoras do blog, que estão tentando emagrecer?
 
Não é fácil emagrecer. Isso por que para o emagrecimento como disse antes, temos que mudar. Mudar o pensamento. A verdade é que temos que nos mexer! Sair da zona de conforto, fazer diferente e não esperar por um dia diferente. A mudança tem que partir de cada pessoa, você tem que decidir tirar a bunda do sofá e ir enfrente, sem medo do desafio. Mudar é desafiar a si mesmo e isso é complicado. Porém a partir da hora que eu decido levantar a cabeça e ir em frente, eu preciso saber que cada pessoa é diferente. É preciso respeitar os seus limites e individualidade, cada ser humano é diferente do outro e tem necessidades específicas. Desta forma a sua amiga pode perder 1kg em uma semana e você 500g em duas semanas. Não importa quanto tempo leve a mudança alimentar, o importante é que seja algo intenso e duradouro o bastante para se tornar algo essencial na sua vida!!


11 comentários:

  1. Muito muito interessante Fabi...obrigada!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista e adorei a parte que a alimentação serve também para curar o corpo das doenças...
    A busca da saúde é uma prioridade minha!
    Minha irmã faleceu de câncer, e o que eu puder fazer pra comer alimentos saudáveis e orgânicos, assim o farei.
    Bjos lindona!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por dividir conosco,amei essa última frase:,,,, "Não importa quanto tempo leve a mudança alimentar, o importante é que seja algo intenso e duradouro o bastante para se tornar algo essencial na sua vida!!.....é o que eu estou tentando fazer...bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem vinda Thaise, amei a entrevista e sei que vira coisa boa e muita dica bacana ai! Um xeru.

    http://www.blogtopodendo.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa idéia da coluna com a nutri, vou acompanhar pra saber mais ;)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Nossa Fabi amei tudo principalmente a sua ideia e vai ser muito bom pra gente .

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, amiga, ter a parceria de uma nutricionista. Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Chique mesmo! A Thaise, além de boa nutricionista, foi muito gentil e bacana :)
    Obrigada a vcs duas
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. adorei a entrevista e a ideia dela postar semalmente! vai ser otimo!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Thaise Suélen Lange de Souza21 de fevereiro de 2014 às 15:00

    Meninas obrigada pelo carinho! Será muito bom trocar informações com vocês!! Temos um grande e lindo caminho pela frente! Pra cimaaaa galera! Beijão da Nutri =)

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela paradinha, comente e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...