DICA DA NUTRICIONISTA - QUEM QUER PÃO?



Normalmente quando as pessoas decidem que querem emagrecer logo de cara o primeiro a ser cortado do cardápio é o coitado do PÃO! 

Porém, um plano alimentar para emagrecer não significa sofrimento nem abolição de alimentos saudáveis, tais como o pão. Pensar que o pão engorda é um erro, pois não é ele que fornece mais calorias, mas sim o que nele se coloca (manteiga, margarina, presunto..) e a quantidade consumida. Eu sempre digo aos meus pacientes que não tem problema nenhum em ingerir uma fatia de pão de forma, o que devemos ter atenção é  no recheio do nosso pão. Um sanduíche feito com pão francês e verduras como alface, tomate, cenoura é muito nutritivo, o que não podemos é ingerir pão Frances com maionese, embutidos, queijos em excesso etc. O pão, em especial o pão de mistura ou integral, é rico em fibras e vitaminas do complexo B que lhe conferem ótimas propriedades à saúde. A fibra alimentar é fundamental para um correto funcionamento intestinal e uma dieta pobre nesta substância é mais propícia de provocar prisão de ventre e conseqüentemente inchaço abdominal e ganho de peso. Além disso, as fibras presentes nos pães integrais auxiliam na saciedade, liberando a glicose de uma forma lenta e gradual e além de tudo tem a capacidade de absorver o colesterol, e eliminá-lo. 
Desta forma, para um emagrecimento saudável o mais recomendado é o pão integral. O pão ou carboidratos equivalentes (arroz, massa, leguminosas, cereais) devem corresponder a 50-55% do total de ingestão diária. As porções recomendadas variam conforme as suas necessidades e gastos calóricos. Atenção ao teor de fibras, sempre digo que para um pão ser rico em fibras deve conter mais do que 3g/porção.

Vamos as diferenças básicas:

1)     Pão Diet = Normalmente sem adição de açúcar, recomendado a pessoas portadoras de diabetes melittus. 


2)      Pão Integral = É um pão feito com ingredientes de procedência integral, no caso a farinha de trigo integral, devendo apresentar pelo menos 50% farinha integral em sua composição.É rico em fibras, auxilia no controle de colesterol, e ajuda no funcionamento intestinal.

3)      Pão Light = Apresenta redução de 25% de algum nutriente, normalmente a gordura ou calorias em relação a um produto comum. Por apresentar menos gordura é ideal para quem quer perder peso.

4)      Pão de Centeio = É um pão que na sua composição contém farinha de centeio, também é rico em fibras, controla o colesterol e auxilia no funcionamento intestinal.

5)     Pão funcional = Apresenta algum composto que além de nutrir desempenha outra função. Exemplo. Pão funcional de aveia (além de nutrir proporciona diminuição do colesterol).

Outra dica é substituir o pão pela famosa Tapioca. A panqueca venho do Norte do Brasil para ficar, ela é levinha, nutritiva e pode ser acompanhada de recheios como ricota e peito de peru. Possui carboidratos de boa absorção e é uma ótima opção para o café da manhã.

Gosto de incluir ainda a Rap10 em cardápios. Tem a versão integral e a light que tem um menor teor de gordura. É uma opção prática, rápida, saborosa e varia bem o cardápio. As panquecas vêem prontas e podem ser tostadas para ficar ainda mais crocante e o recheio pode ser variado, eu gosto de folhas verdes e tomate seco, fica uma delícia!




Beijos da nutricionista Thaise Suélen Lange de Souza!

17 comentários:

  1. Então eu gosto muito de pão no café da manhã e o que geralmente eu como é o pão francês comprado quentinho todos os dias na padaria, o que eu tenho feito esses dias é comer meio no café da manhã e a outra metade deixo para o lanche,bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bom diaaaaaa

    Eu como pãoooo e sempre vou comer, e eu emagreço comendo ele hehe.
    Ainda eu como o mais calorico que tem, aquele caseiro sabe, grossinho. é minha perdiçãoo, como de manhã e de noite, pra mim pão é sagrado.
    Claro que se quisermos ficar sem barriga, tonificada acho que temos que tirar ele sim. Pão é bom demais ne eu amoo
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Delícia de post e quem não ama pão né??
    rsrsrs eu amo o de CENTEIO é uma delícia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
  4. o recheio eu até posso.. o pão não posso por causa do trigo (gluten)... vidinha mais ou menos essa viu...kkkkk.. bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Ola...
    Adorei tua dica...vou tentar fazer a tapioca...vi em um blog a receita...é bem facil!!
    Abraço e otimo dia!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha esse post. Ontem eu tive algumas dúvidas sobre o Rap 10, mas pelo que vejo é sim uma boa opção! Obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir
  7. A melhor coisa que fiz foi começar a fazer meu próprio pão! Delicioso e 100% integral :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. adoro o rap!
    aqui em casa sempre tem!!!
    beijos e otimas dicas

    ResponderExcluir
  9. Fabii querida. Pois é, precisamos marcar SEM FALTA um encontrinho. Quando você está disponível... eu estou sempre aos finais de semana. Veja quando você pode e vamos nos encontrar. Adorei as dicas... eu sempre optava pelo integral, mas vejo que o light é mais interessante para quem quer emagrecer :)

    Beeijos

    ResponderExcluir
  10. Mto mto legal!!! Eu tô de dukan! Zero pão!!
    Adoro tapioca o rap 10!!!

    ResponderExcluir
  11. adorei o post com as dicas!!!! geralmente vou de integral..tanto o de forma qto o rap10! adoro!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. tem época q como pão, tem época q não, depende da vontade...mas nunca mais do q 1. o mal é q as pessoas comem vários...

    atualmente tenho comido tapioca com queijo e peito de peru. hj mesmo comi um pão francês.
    e assim vou levando...

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  13. Valeu a dica!Porque café da manhã sem pão para mim não é café!! Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi Fabiiiii.... Eu tbm amo rap 10 e pães... É um sofrimento ficar sem pão nossa rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amo pão caseiro! Na verdade amo PÃO (qualquer um-kkk)! Só preciso aprender a variar. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro rap10, é tão prático, pena que não encontro por aqui... Quanto aos pães, ahhh tem coisa melhor?! Aqui eu compro de 5 sementes, tem um pouco mais de calorias, mas tem outros benefícios!

    Excelentes dicas!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, eu comecei faz pouco tempo a dieta, e cortei os pães. Lendo isso, acho que vou voltar com algum tipo diferente. Valeu! Se quiser dar uma olhada, é no http://laseforamalgunsquilos.blogspot.com/
    Abraço

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela paradinha, comente e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...