DICA DA NUTRI THAISE - Alimentos Industrializados


Gordura trans, vegetal ou hidrogenada, acidulantes, ácido cítrico, aspartame, conservantes. Afinal o que estamos colocando no nosso prato quando ingerimos industrializados?? Devido a sua praticidade, os industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado de alimentos. Definitivamente, os industrializados vieram para ficar, pois representam uma solução para a vida corrida dos dias atuais. Porém, estes alimentos podem representar um risco à saúde, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos em excesso.
A gordura vegetal hidrogenada, amplamente conhecida como gordura trans (é feita a hidrogenação natural ou industrial, é acrescido o hidrato de carbono), está presente na maioria dos alimentos industrializados, como biscoitos (recheados e waffers), salgadinhos empacotados, batata frita, tortas e bolos prontos, pães doces, pães de forma, sorvete, achocolatados prontos, margarina, requeijão cremoso, pipoca para microondas, temperos prontos, em tabletes ou em pó. Ela é muito utilizada nas indústrias de alimentos como ingredientes que resultam em produto final com boa qualidade sensorial, ou seja melhora o sabor, aspecto e aumenta a conservação. Olhando por esse lado ela até parece uma boa aliada certo? Errado! Na verdade é muito prejudicial para o consumo, principalmente quando utilizada em grande quantidade, pois ele se adere facilmente às veias coronarianas levando a doenças cardiovasculares, fato que vem preocupando a saúde pública e consumidores.
Já a gordura saturada é sintetizada por animais e certos vegetais, como o côco e a palma, que apresentam um tipo de ácido graxo de cadeia média (entre 8 a 12 carbonos) e levam ao aumento de colesterol ruim no sangue. Está presente na manteiga, banha, bacon, queijos curados, toucinho e carne. .Esta é a principal gordura associada a problemas de obesidade, arteriosclerose e colesterol alto. 
Dicas importantes:
-Evite alimentos fritos (para frituras é utilizada a gordura hidrogenada que se transforma em trans e deixa o pastel com cara de “sequinho” quando na verdade é bem o contrário)
-Cuidado com fast-food (eles carregam molhos, queijos, condimentos resultando em MUITO COLESTEROL)
-Reduza o consumo de sobremesas (prefira doces feitos com iogurte natural)
-Atenção ao consumo de macarrão instantâneo e sopas prontas (apresentam muita gordura para uma maior conservação do produto)
-Escolha cuidadosamente congelados (para maior conservação e sabor é acrescentada muita gordura trans)
-Evite os doces recheados (para consistência do recheio é acrescida a gordura trans)
-Reduza a quantidade de margarina (contém gordura vegetal hidrogenada, quando aquecida é muito maléfica devido formação da gordura trans)
-Não abuse de alimentos pré prontos (faça sua refeição fresca, com alimentos integrais, desnatados e óleo de canola)
-Atenção a pipoca de microondas (vem acompanhada de muito sal e colesterol)
-Cuidado com alimentos Diet (no chocolate é reduzido o açúcar e aumentado a gordura para melhor sabor)
-Prefira café e bolos sem o chantilly (o chantilly ou nata é feito basicamente com a gordura do leite)
Resumindo.. é importante ler as informações nutricionais, bem como a lista de ingredientes. Fique atento a nomes como gordura hidrogenada, gordura parcialmente hidrogenada, gordura saturada e banha, consumindo com moderação estes tipos de alimentos. Alimentos industrializados contendo mais do que 6g de gordura devem ficar longe de nossa dieta.

Alguns alimentos que possuem mais do que 6g de gordura.. Picolé Tablito, Nuggets da turma da Mônica, Molho para salada Helmanns e Castelo, Bolacha recheada Moça, Bolacha recheada negresco, chocolate Diet Soy, Batata Pringles, pipoca de microondas Chinezinho, Biscoito de polvilho e chocolate Adria, Bicoito de polvilho bom preço, Lasanha congelada Sadia, Nissin Miojo Turma da Mônica... e tem muito outros no mercado.


Lembre-se sempre que a alimentação saudável caminha na medida em que se aumenta a ingestão de alimentos naturais e frescos e se reduz o consumo de alimentos industrializados, ricos em gordura saturada, sal e açúcar. Beijos da Nutri!



7 comentários:

  1. Essa dica é ótima. Eu já segui e fiz a limpa aqui em casa há alguns anos. Parei de comprar um monte de coisa e outras, comecei a fazer caseiro. Há dois meses, finalmente, paramos de consumir margarina, meu marido topou. Essa era uma das últimas coisas. Aqui, acho que tudo o que ela citou, não entra. Só ganhamos com isso.

    ResponderExcluir
  2. Caraca Fabi, tem alguns itens dessa listinha aí que eu adoro, tipo a batatinha Pringles e tablito Mas devemos mesmo ter muita atenção com o consumo dos industrializados, pois tem muita coisa no mercado disfarçada de "saudável" quando na verdade não é !! Valeu pela informaçao! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Dicas maravilhosa eu preciso para com as frituras rs, mas tá difícil! Um xeru

    http://www.blogtopodendo.com.br/

    ResponderExcluir
  4. alguns desses produtos eu consegui tirar!!! ainda estou em fase de adaptação! ate porque minha nutri disse que depois da cirurgia vou precisar me alimentar bem melhor! e retirar esses produtos industrializados!!
    beijos amore e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Glutamato é veneno, isso devia ser proibido :/
    Ótimas dicas Fabi!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela paradinha, comente e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...